quinta-feira, 11 de junho de 2009

Projeto Centauro: imagem e transdisciplinaridade


O Projeto Centauro foi elaborado por mim através do cruzamento de informações e vivências de equitação e fundamentos da Psicologia. Esta atividade visa contribuir com novas possibilidades terapêuticas, com elementos da Psicomotricidade, da Psicologia Pós-Junguiana e Delleuziana, dentre outras. A Psicologia Pós-Junguiana (derivada do trabalho de Carl Gustav Jung) dá ênfase às imagens como elementos de estruturação terapêutica; a Psicologia Delleuziana (derivada do trabalho de Gilles Delleuze) dá ênfase a um modo transdiciplinar de se exercer a clínica terapêutica que utiliza diversos campos de conhecimento. Por meio das vivências na equitação e dos diversos componentes psicológicos dos indivíduos (seus sonhos, seu discurso, sua cultura, etc.), proponho viabilizar o encontro das diferenças, inclusive o encontro do ser humano com o cavalo, e a conscientização das sensações corporais e emocionais que a equitação provoca. Este projeto visa ajudar a conhecer melhor os sujeitos e sua psique. Este método transdiciplinar utiliza a ciência, a arte e a filosofia. A clínica transdisciplinar faz uso do objetivo da ciência (criar funções), do objetivo da arte (criar agregados sensitivos) e do objetivo da filosofia (criar conceitos). Nesta prática clínica o terapeuta deve ajudar a criar relações de intercessão entre as instâncias científicas, filosóficas e artísticas.

Um comentário:

  1. A UTOPIA ORGANIZADA EM REDE =”O PROJETO CENTAURO GRAPIÚNA DA REDE SOCIAL ITABUNA CENTENARIA”= O PROJETO CENTAURO é um programa estratégico DA REDE SOCIAL ITABUNA CENTENÁRIA. Este projeto se fundamenta em Princípios, Diretrizes e Normas Operacionais comprometidos com a transformação: =Dos conceitos que malograram os esforços de reforma e reconstrução de uma instituição considerada capaz de responder as exigências da intensa modificação social dos nossos dias: -em conceitos que nos possibilitem analisar criticamente a problemática da relação orgânica e sistêmica entre forma e função. Incluindo a escolha didático-pedagógica da proposta, o planejamento dos recursos humanos, técnicos e financeiros, como método e a integração desses recursos, articulados em rede, como organização. Dessa forma propomos, neste Projeto, a adoção do estabelecimento de um processo permanente de discussão e análises dos problemas institucionais, em que se levam em conta as forças mobilizadoras e transformadoras que atuam no interior e exterior de uma instituição. Temos convicção histórica de que não basta identificar o que mudar, seja no objeto da prática, nos meios técnicos de ensino , atividades e relações sociais, ou mesmo na ordem institucional das unidades que as constituem. O que importa levar em conta em cada instituição, atividade, serviço ou entidade: =É O COMO MUDAR! Isto é: O QUANDO, COM QUEM E DE QUE FORMA MUDAR. Utilizando-se de análises concretas de situações concretas. A mobilização de agentes transformadores e a articulação com organizações interessadas em querer fazer isso acontecer. O como mudar? Deve levar em conta a formação de alianças entre os inovadores do ensino, da gestão, da atenção, do controle social e dos movimentos sociais porque eles constituem caminhos que devem ser explorados na perspectiva do planejamento estratégico. Entre a época em que surgiu estas reflexões, aqui no Brasil e no Mundo e o momento atual, Quais os Projetos Comprometidos com estes Conceitos Inovadores e Transformadores, Quando foram implantados, Quem são eles, Como fizeram, com que forma isto se deu, e o que aconteceram com eles. Quais suas experiências exitosas? PROCURANDO RESPONDER ESTAS PERGUNDAS E QUE ENCONTRAREMOS OS PARCEIROS DO NOSSO PROJETO – O PROJETO PASSARGA= QUE A REDE SOCIAL ITABUNA CENTENÁRIA TEM O PRIVILÉGIO E A OUSADIA DE INICIAR. SEGUINDO ASSIM O CAMINHO DOS NOSSOS DESBRAVADORES E PIONEIROS, NOSSO ÚNICO TRUNFO E LEGADO, NOSSO ÚNICO NECESSÁRIO E SUFICIENTE RECURSO, PARA RECOMEÇAR! ESTE PROJETO É O NOSOS MERECIMENTO PELO TRABALHO QUE TODOS OS MEMBROS DA REDE SOCIAL ITABUNA CENTENARIA , AO PARTICIPAREM E CONTRIBUIREM, RESGATANDO A HISTÓRIA DO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, DEVE COMUNGAR, GUARDAR E RECEBER. =O BEM SÓ QUEM SABE , É QUEM RECEBE! - M.GABRIEL

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